Abrantes com pódio na primeira do ano

Publicado em 15 de Abril, 2019 Abrantes com pódio na primeira do ano

Teve lugar no Autódromo do Estoril, no passado fim de semana o arranque dos Campeonatos Nacionais de Velocidade e Troféus.

O piloto de Águeda, Miguel Abrantes, que este ano repete o Kia Picanto GT Cup, iniciou a sua época desportiva, obtendo a terceira posição na primeira corrida, das duas que compunham o programa. Durante o dia de Sábado, realizaram-se as sessões de treinos, tendo Miguel Abrantes obtido na primeira qualificação o quinto melhor tempo absoluto, terceiro entre os concorrentes da classe PRO. De referir que nesta sessão de qualificação a diferença entre o primeiro e o nono classificado, foi de apenas 1 segundo. Miguel Abrantes registou um tempo de 02:04:298 a apenas 0,273 segundos da Pole Position.

Na segunda sessão de qualificação, disputada com a pista molhada, Miguel Abrantes foi o detentor da melhor volta cronometrada quase até final, mas perdeu a pole position devido a um erro numa das curvas do Circuito de Estoril, na sua última volta que lhe custou preciosas décimas de segundo. Ainda assim, Miguel Abrantes mostrava-se satisfeito no final do dia de Sábado.

“Apesar de não ter alcançado o meu objetivo que era a Pole para as corridas de amanhã, estou satisfeito com os resultados. Sinto que estou competitivo e as diferenças entre os 10 primeiros são muito pequenas. Amanhã tudo pode acontecer!” comentou Miguel A.

Para Domingo estavam reservadas as duas corridas do programa. As dificeis condições climatéricas, chuva e nevoeiro, obrigaram a organização a alterar por completo o programa de provas e só há hora de almoço foi possível dar incio às corridas. A primeira prova do Kia Picanto GT Cup, ficou marcada pelo súbito aparecimento do nevoeiro, obrigando à entrada do safety-car, logo nas voltas iniciais, não mais voltando a retirar-se. Miguel Abrantes que partia de 5ª, ganhou logo nas curvas iniciais uma posição, não havendo depois mais tempo para qualquer tentativa de ataque aos seus adversários. Foi então 4º classificado da geral, subindo assim ao pódio (3º) da classe PRO.

Para a segunda corrida, Miguel que partia do 8º posto da grelha e efetuou um excelente arranque, mas logo na primeira curva do Autódromo do Estoril, na normal e habitual confusão dos troféus, ficou envolvido numa “carambola” que o obrigou a sair de pista, perdendo muito tempo e posições. Quando estava a recuperar lugares, a corrida foi interrompida devido a acidentes com outros concorrentes.

Em jeito de balanço, Abrantes comentou: “Foi um fim de semana produtivo! Saio do Estoril, com a perfeita noção que evolui bastante em relação ao ano passado e que consigo ser competitivo. Foi pena o mau tempo ter condicionado as nossas corridas, mas entendo as decisões da direção de prova. O terceiro lugar da primeira corrida, acaba por ser um bom resultado, pois este ano na Kia Picanto GT Cup, há muitos e bons pilotos e é sempre bom ir ao pódio. Quero também agradecer à minha equipa Speedy MotorSport, o excelente trabalho ao longo do fim de semana, tendo sempre colocado o pequeno Picanto nas melhores condições. É tempo agora de começar a preparar a próxima prova, que é já nos dias 04 e 05 de Maio, desta vez no Circuito de Braga”.

Texto: Miguel Abrantes Racing
Fotos: Zoom Motorsport