Basaúla sagra-se Tricampeão Nacional

Publicado em 12 de Junho, 2017 Basaúla sagra-se Tricampeão Nacional

O piloto Hugo Basaúla sagrou-se este domingo Campeão Nacional de Motocross na categoria Elite ao vencer a derradeira jornada pontuável para a temporada 2017.

Pelo quarto ano consecutivo a caravana nacional visitou o espectacular traçado do Off Road Park em Vieira do Minho. O imponente traçado do Mosteiro encheu-se uma vez mais de muita cor, para receber a meia centena de pilotos presentes.

Hugo Basaúla aos comandos da sua habitual Kawasaki KX450, apresentava-se bastante motivado e com claras aspirações à vitória na categoria máxima - Elite. Nos treinos livres e cronometrados venceu folgadamente, antevendo-se assim um bom domingo para o piloto Monster Energy. Na primeira manga da tarde (MX1), Hugo Basaúla procurou encontrar as melhores linhas e dar boa réplica, no entanto sem grandes expectativas (devido a azares ao longo do ano, as hipóteses de pontuavelmente vencer eram escassas). Após trinta minutos de manga, Basaúla garantia um brilhante segundo lugar.

Já na derradeira manga, Basaúla tinha apenas que ficar na frente do seu mais directo adversário de forma a vencer o campeonato. O piloto Kawasaki imprimiu um ritmo alucinante, dominando a corrida desde a segunda à última volta. Com esta vitória, Hugo Basaúla revalida o título máximo no motocross nacional pelo terceiro ano consecutivo.

No final comentou: “Estou bastante satisfeito. Para a revalidação apenas precisava de ficar na frente do Luís e conseguir guardar a tão deseja placa Nº1. Foi o que fiz…sem qualquer margem para dúvidas, venci destacado. Quero aproveitar para agradecer a todos os que acreditaram em mim…A minha família, namorada, equipa, Evo-press, patrocinadores e em especial a todo o público que durante o ano gritou por mim em cada jornada. Este título também é vosso!”

Ainda em competição em Vieira do Minho com as cores da B747 Kawasaki, estava o jovem Afonso Gomes. Cada vez mais à-vontade com a sua Kawasaki KX85, o piloto garantiu neste traçado o melhor resultado da época – 3º classificado na classe Iniciados.

Com este resultado e quando apenas faltam cumprir duas jornadas, Afonso Gomes sobe à 5º posição em termos de Campeonato. Uma prestação francamente positiva, no ano de estreia nesta concorrida classe. “Foi o meu primeiro pódio nesta classe. Esta pista requer bastante concentração devido à rapidez e o calor também foi um grande adversário. Estou muito satisfeito com este resultado e também com o título conquistado pelo Hugo”.

Estas e outras informações em: https://www.facebook.com/HBasaula

Texto: Evo-press
Fotos: Kevin Raposo