Voltar

Figueira Champions Classic chega em 2023

Publicado em 09 de Agosto, 2022 Figueira Champions Classic chega em 2023

Em 2023, Portugal vai ter mais uma prova em território nacional enquadrada no calendário Pro Series. Decorrerá na Figueira da Foz, está estrategicamente colocada no calendário, de modo a atrair equipas World Tour e promete muita dureza.

Para além da Volta ao Algarve, que provavelmente se vai realizar de 15 a 19 de fevereiro, o nosso país irá acolher mais uma prova internacional, enquadrada no escalão ProSeries no dia 12 de fevereiro, alguns dias antes da "Algarvia". Trata-se de uma clássica - prova de um dia - que terá 197 km e um percurso "rompe pernas". 

A data já está definida, a Figueira Champions Classic será disputada no dia 12 de fevereiro de 2023 e terá uma distância de 197 quilómetros num sobe e desce constante, muito provavelmente com um final em “sterrato” (terra batida).

Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal, pretende colocar esta prova no mapa do ciclismo mundial e para tal assinou um convénio válido por três anos: 2023 a 2025.

"Completa-se 250 anos da elevação da Figueira da Foz a Vila e 140 anos da elevação a Cidade. Temos de saber celebrar o que é importante para nós e é justíssimo fazermos a homenagem à Figueira da Foz em si, enquanto conselho, ao seu nascimento, a sua identidade, a afirmação e formalização dos seus laços. A Figueira da Foz reúne todos os requisitos para acolher uma prova do circuito mundial de ciclismo World Tour, dando continuidade à grande prova de ciclismo iniciada em 1929 denominada a volta dos campeões e homenageando em simultâneo um figueirense que foi um dos melhores ciclistas portugueses; António da Silva Barbosa" comentou o autarca.

O projeto já terá sido entregue à Federação Portuguesa de Ciclismo e à União Ciclista Internacional, entidade máxima do ciclismo mundial que vai avaliar as condições da prova e verificar se todos os pressupostos estão a ser cumpridos.

Em setembro deveremos ter a confirmação da UCI e o seu enquadramento. Em todo o caso, a organização já negociou com o grupo Discovery - empresa que detém, entre outros canais, o Eurosport - a transmissão da prova a nível europeu. Fora da comunidade europeia a prova será transmitida nos packs que incluam o canal desportivo e as respetivas licenças. 

Texto: Evo-press
Fotos: Arquivo