EnduroGP ruma a Oliana para a segunda ronda do Mundial
Publicado em 29 de Abril, 2026
A caravana do EnduroGP 2026 ruma este fim de semana a Oliana, em Espanha, para a segunda ronda do Campeonato do Mundo de Enduro FIM Paulo Duarte. Situada na região da Catalunha, esta localidade montanhosa, enquadrada pelo vale do rio Segre, apresenta-se como um palco técnico e exigente, onde a pedra e os desníveis naturais prometem marcar o ritmo da competição.
Entre cerca de uma centena e meia de participantes, a Jetmar volta a estar representada pelos pilotos portugueses Rúben Ferreira - KTM 350 EXC-F, na categoria Junior 2, e Joana Gonçalves - Husqvarna FE 250, na classe Feminina.

Já em solo espanhol, Rúben Ferreira mostra-se determinado para enfrentar este desafio: “Estou motivado para a corrida aqui. Depois de Itália melhorámos algumas coisas na mota e trabalhámos alguns pontos menos fortes. A previsão aponta para chuva, o que pode complicar bastante as condições, mas sinto-me preparado e confiante para este fim de semana.”
Também Joana Gonçalves antecipa uma prova fisicamente exigente e tecnicamente desafiante: “Já tivemos oportunidade de conhecer duas das três especiais desta prova. A Enduro Test é bastante longa e técnica, com muita pedra. A Cross Test está muito próxima do paddock e vai proporcionar bons momentos. Venho de uma prova de motocross na semana passada, o que me deu um impulso extra para esta ronda. Vamos ver como correm as coisas.”

A organização está a cargo do motoclube local, num formato competitivo que se estende por três dias. A ação arranca na sexta-feira, 1 de maio, com a tradicional Super Test, seguindo-se dois dias completos de prova com um percurso de cerca de 42 quilómetros por volta. Os pilotos Juniores enfrentarão quatro voltas por dia, enquanto a categoria Feminina cumprirá três voltas.
Com condições meteorológicas incertas e um terreno naturalmente seletivo, Oliana promete colocar à prova a consistência e capacidade de adaptação dos pilotos, naquela que será mais uma etapa decisiva do EnduroGP 2026.
Os resultados podem ser acompanhados em: https://www.endurogp.com/2026-results/
Texto: Evo-press
Fotos: Jetmar